Arte ponto Vital

Expired!
Museu Bispo do Rosário
Tour Virtual

Nunca foi tão atual pensar a importância da arte como algo estruturante da essência humana ou, como afirmava o crítico de arte Mário Pedrosa, como uma “necessidade vital”. Quais são as possibilidades desse ponto constituinte, principalmente nas vidas de pessoas atravessadas pelo sofrimento psíquico? Na trilha desta pergunta, Arte ponto Vital apresenta diversas experiências e manifestações artísticas atravessadas pela história da Colônia Juliano Moreira (CJM) – desde seu terrível passado manicomial até os tempos atuais, em que vigora o modelo de assistência de base territorial e comunitária implementado através da Reforma Psiquiátrica, iniciada nos anos 80.

Através do resgate da memória de artistas como Antônio Bragança, Osvaldo Kar, Melania, Arthur Bispo do Rosario, Stella do Patrocínio e tantos outros que ficaram no anonimato, evidencia-se a força da arte em sua capacidade de abrir frestas, resistir, reinventar e encontrar meios de sobreviver às atrocidades do hospício. Atualmente, através do Ateliê Gaia, da Casa B e dos demais programas desenvolvidos pelo Museu Bispo do Rosario, a arte, em suas intersecções com a saúde e a educação,  atualiza suas potências de afirmação da vida na produção de encontros, vínculos, afetos e transformação social.

Em um processo de curadoria colaborativa com a equipe do Museu, em Arte Ponto Vital, os participantes do Ateliê Gaia apresentam ao público não só seus trabalhos e de outros artistas da CJM, mas evidenciam conexões com a arte em um entrelaçamento com as suas próprias histórias de vida. A partir de suas perspectivas, narram a história da Colônia pelo viés da superação, sendo a arte um dos elementos capazes de fazer frente ao silenciamento e à exclusão social provocados pela lógica manicomial. Arte Ponto Vital é uma exposição híbrida, presencial e virtual, que traz como centro o processo de desinstitucionalização que precisa ser consolidado sem retrocessos, de modo a garantir que a arte e a loucura possam co-existir, livres, na cidade. Manicômio nunca mais!

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Arte Ponto Vital