As exposições do Museu Bispo do Rosário Arte contemporânea são livres e gratuitas, assim como as mediações oferecidas. As exposições visam aproximar os moradores da Colônia de sua história e apresentar a obra de Arthur Bispo do Rosário em diálogo com outras linguagens artísticas para todos os públicos.
Visitas mediadas às exposições
Realizadas com agendamento prévio, em horários preestabelecidos, recebe grupos escolares e não-escolares, interessados na experiência com a arte, através das exposições desenvolvidas pelo Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea.
As visitas mediadas são práticas pedagógicas participativas e dialógicas, que buscam acolher as particularidades de visitantes em suas pluralidades, além de oferecer um espaço de convívio, experiências, afeto, criação e pensamento.
Visitas Técnicas
Realizadas com agendamento prévio, direcionadas a estudantes e profissionais de saúde, com interesse em conhecer a experiência do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea como ferramenta de inserção, prática de cuidado e promoção da convivência.
Agendamento de visitas
Clique aqui para agendar ou pelo e-mail: agendamento@museubispodorosario.com
Mostra +
Agenda de programação cultural de cunho inclusivo, para ativar as exposições e fomentar o envolvimento e a participação da comunidade nas ações desenvolvidas pelo Museu. Acontece mensalmente, através de diferentes temáticas como: dança, teatro, música que se entrelaçam com a mostras.
Encontros de Educação
Destinados ao público interessado em aprofundar as relações que se estabelecem nos ambientes educativos formais e não formais. Por meio de conversas e dinâmicas, os encontros objetivam aproximar educadores, a arte contemporânea e a obra de Arthur Bispo do Rosário, como também ao processo criativo, a história da arte e loucura, e os demais desafios e possibilidades de diálogo e transformação em sociedade.
Mediações Virtuais – Conversas com o mBrac
Pensando novos métodos de aproximar os laços, mesmo em isolamento social, o Museu Bispo do Rosario promve a ação Conversas com o mBrac. Inspirada nas rodas de conversas, tem como objetivo promover reflexões sobre Arte, Saúde e Educação através das trocas entre seus participantes de maneira horizontal, repleta de falas e escutas.
Cada edição conta com um tema, e acontece quinzenalmente às quintas-feiras, 14h. A plataforma utilizada é o Google Meet. As inscrições são feitas através do preenchimento do formulário e as vagas são limitadas. Fique atento as redes sociais do mBrac e ao site. Neles sempre saem as novidades sobre as Conversas que teremos.
Mediações Virtuais – Atividades Caseiras
Quinzenalmente, compartilhamos nas redes sociais do museu as Atividades Caseiras criadas pela nossa equipe de educação. As atividades são inspiradas principalmente na obra de Arthur Bispo do Rosário e pensadas como dispositivos clínico-poético-pedagógicos, com o objetivo de possibilitar momentos de criação, educação, introspecção, afeto e cuidado diante dessa experiência tão complexa imposta pelo isolamento social. As atividades são adaptáveis às diferentes faixas-etárias e aos materiais disponíveis em sua casa.