O Programa de Geração de Trabalho e Renda surge pelo compromisso do mBrac em estabelecer uma rede de sustentabilidade e autonomia envolvendo a comunidade local. Integra as oficinas de mosaico, bordado e costura, horta e culinária e comporta a elaboração de produtos, a venda e a prestação de serviços, baseada na economia solidária.
Inseridas nos projetos curatoriais e pedagógicos do Museu, as oficinas vinculadas ao programa buscam proporcionar espaços de aprendizado, convivência, partilhas, cuidado, criação e pesquisa. Os grupos são heterogêneos, incluindo participantes com alguma ou nenhuma experiência anterior. As atividades são distribuídas considerando os interesses e habilidades de cada participante, mas também propõem uma ampliação de seus conhecimentos e possibilidades de atuação.
O Programa de Geração de Renda produz para dois estabelecimentos que são vinculados ao Museu: O Bistrô do Bispo e a Loja B.
No restaurante Bistrô do Bispo, o cardápio é elaborado com elementos típicos da culinária brasileira e a utilização de insumos naturais e saudáveis. Os participantes da oficina de culinária são envolvidos nos processos de compra de insumos, produção de alimentos, vendas e atendimento ao público no Bistrô do Bispo.
Também dentro da lógica da economia solidária o Museu criou a Loja B, um estabelecimento de souvenirs e café que disponibiliza os produtos criados nas oficinas, visando fortalecer os laços com os produtores locais e produzir belas peças os visitantes.