Episódio 6 – Chafariz

TÍTULO:“O CHAFARIZ DA COLÔNIA”

LOCAL: CHAFARIZ
REALIZADORES: ALICE DA SILVA DOS SANTOS, ALLYSON CARDOSO FURTADO DE MENDONÇA, ANA CLARA DA SILVA DOS SANTOS ALVES, JOÃO PEDRO DOMINGUES FERREIRA, ISAC MATOS DE ALMEIDA, PATRICK SANTOS DA SILVA JR.
TURMA 1501

– Atenção, silêncio no estúdio! Microfone ok? Então vamos lá… gravando!

Tem gente que o chama assim, tem gente que chama de coreto, mas coreto geralmente é um pouco diferente e fica no meio de uma praça, não é mesmo?!

Bem, ele é uma construção muito antiga, do século retrasado, dos anos de 1800, do tempo da fazenda do Engenho Novo e foi construído com essa função de chafariz mesmo, para fornecer água. O estilo arquitetônico da construção costuma ser chamado de neocolonial. O chafariz esculpido em pedra está sobre uma base de concreto e está sobre 2 degraus redondos que servem como um banco e se assemelham a um bolo de casamento no centro da construção de formato quadrangular.

Ele é decorado por leões que jorravam água pela boca. A estrutura conta com um telhado de quatro caimentos feito em telhas coloniais e madeira. As paredes da estrutura que circunda a fonte tem quatro entradas e duas janelinhas de cada lado que tradicionalmente são chamadas de óculos.

Em cada ponta do telhado há decorações feitas de concreto e pintadas de branco, assim como as colunas e os detalhes decorativos da construção. As paredes são pintadas em um tom muito vivo de amarelo. Para acessar o centro da construção temos de subir 4 degraus.

Hoje ochafarizservecomomarcodedivisãoentrecolôniaantigaecolônianova,ele está no meio do caminho das duas, na fronteira, no meio da estrada da Colônia Velha, ligando a Avenida Sampaio Correia à estrada Rodrigues Caldas.

Serve de ponto de van, ponto de encontro, banco para descanso das pernas durante uma caminhada, refúgio com sombra num dia ensolarado ou recanto sequinho no meio de um temporal. O Chafariz é um monumento tombado pelo INEPAC, que é Instituto Estadual de Patrimônio Cultural.

Ele nos conta sobre um outro tempo do bairro, conta sobre a antiga fazenda e esteve presente na ocupação hospitalar da região. Fazendo parte de um conjunto de bens imóveis tombados, tais quais o aqueduto, a sede do engenho, o antigo engenho de cana, os pavilhões hospitalares e a igreja Nsa. Senhora dos Remédios.

Hoje em dia o chafariz é mais uma construção histórica, um lugar para passeios já que ele é bem antigo, tratando-se de um lugar bem calmo.

Bem, essa foi a história que contamos. o chafariz é apenas uma das construções da Colônia. Nosso bairro é repleto de histórias que nos contam muito sobre o passado e sobre o nosso presente.

Leave a Comment

Skip to content