Casa B

Residência Artística

A Casa B – é um programa de residência que recebe artistas, educadores e curadores, no qual os participantes são alojados nas dependências do Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea (mBrac), para o desenvolvimento de pesquisas através do diálogo com a comunidade, com outros programas desenvolvidos pelo mBrac, o contato com o acervo de Arthur Bispo do Rosário e a experiência imersiva no território. Nesse sentido, destaca-se o papel da residência artística como uma plataforma de formação artística, para além dos espaços acadêmicos e tradicionais.

A residência surge pela potência artístico-cultural da Colônia que registrou na sua história a passagem de importantes nomes na arte brasileira como Arthur Bispo do Rosário, Ernesto Nazareth, Stela do Patrocínio e, atualmente, os artistas que compõem o Atelier Gaia.

Pensando em estimular vias de diálogos e contato entre o trabalho artístico produzido pelos participantes dos programas da Escola Livre de Artes (ELA) do mBrac e artistas contemporâneos, a Casa B – Residência Artística se mantém aberta a submissão de propostas e projetos independentes.

As proposições poderão ser realizadas por e-mail, endereçadas em cópia para os emails curadoria@museubispodorosario.com e  educacao@museubispodorosario.com  da seguinte forma:

No Assunto do e-mail, a candidata deverá escrever Residência Casa B. Nos anexos enviados, deverão conter:  projeto contendo proposta da residência com até 5.000 caracteres, carta de motivação para a residência, currículo resumido de até 2.000 caracteres e/ou portifólio de artista (até 15 páginas). Vídeos, trabalhos digitais e/ou outras mídias, se houver, deverão ser disponibilizados por meio de links indicados no portifólio.

Os projetos serão avaliados pela coordenação do programa a partir dos seguintes critérios:

  • Nitidez quanto à definição da proposta do projeto;
  • Adequação da proposta de Residência em relação ao contexto em que se situa o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e aos objetivos da instituição;
  • Relevância do projeto para os participantes das atividades da ELA do mBrac;
  • Potencial artístico e/ou teórico do projeto proposto

Das atribuições do museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea

  • Disponibilizar alojamento
  • Disponibilizar espaço de ensaio e processos criativos para planejar e desenvolver as atividades
  • Agenciar o contato com os equipamentos de saúde vinculados ao IMAS e situados no bairro Colônia a fim de promover um encontro entre os processos de criação e de cuidado, abrindo caminhos de articulação e afetação mútua entre arte e saúde
  • Oferecer encontros de orientação e acompanhamento do projeto. Quantidade de encontros a combinar conforme a necessidade do projeto e disponibilidade da equipe
  • Auxiliar na divulgação das atividades do projeto residente

No posts available!