SALA EXPOSITIVA- CRIAÇÃO COLETIVA DA ARTISTA COM 6 MULHERES DO NAPAVE – NÚCLEO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A AFETADOS PELA VIOLÊNCIA DE ESTADO

OBRA: SALA EXPOSITIVA- CRIAÇÃO COLETIVA DA ARTISTA COM 6 MULHERES DO NAPAVE – NÚCLEO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A AFETADOS PELA VIOLÊNCIA DE ESTADO

ARTISTA:ROSANA PALAZYAN

TÉCNICA: BORDADO, VÍDEO PERFORMANCE

NA ENTRADA DA SALA HÁ UMA PAREDE MÓVEL QUE MEDE 1 METRO E 84 CENTÍMETROS DE ALTURA POR 2 METROS 80 CM DE COMPRIMENTO E SEPARA A SALA GEORGINA SOARES,ONDE ESTÁ A EXPOSIÇÃO DAS OBRAS DE PÂMELA CASTRO, DA SALA ANEXA. NA PARTE DE TRÁS DA PAREDE MÓVEL, HÁ UMA TELEVISÃO QUE MOSTRA O MAKING OF DO PROCESSO CRIATIVO DESSA EXPOSIÇÃO. A SALA ANEXA TEM CERCA DE 54M2, PAREDES BRANCAS E CHÃO ACINZENTADO. 

PRÓXIMA A ENTRADA, NA PAREDE ESQUERDA, HÁ TRÊS CARTAS DAS ARTISTAS. NA FRENTE DA PAREDE, TEM E UM APARADOR DE LINHAS RETAS, COR DE CINZA CHUMBO, E SOBRE ELE, UM CADERNO PARA OS VISITANTES ESCREVEREM OU DESENHAREM O QUE QUISEREM. 

NO CENTRO DA SALA HÁ UMA MESA GRANDE REDONDA FORRADA COM UM TECIDO BRANCO, RETANGULAR, COM AS QUATRO PONTAS ESTENDIDAS NO CHÃO

O TECIDO É REPLETO DE FRASES E DESENHOS FEITOS À CANETA OU BORDADOS EM DIFERENTES PONTOS.

BORDADA NO CENTRO DO TECIDO, UMA CIRANDA COMPOSTA POR SEIS “ BONECAS PALITO” CADA QUAL COM UMA CARACTERÍSTICA DIFERENTE: COQUE, FAIXA NA CABEÇA,CABELO PRESO,CABELO LONGO, RABO DE CAVALO E CABELO CACHEADO . OS ENCONTROS DAS MÃOS FORMAM CORAÇÕES, E DE QUATRO DESSES ENCONTROS PARTEM LINHAS SINUOSAS QUE IRRADIAM EM DIREÇÃO ÀS FRASES E AOS DESENHOS ESPALHADOS POR TODO O TECIDO. 

A CIRANDA É CIRCUNDADA PELA FRASE: “ DE MÃOS DADAS, CIRANDA QUE ESCUTA HISTÓRIAS FERIDAS GIRA A RODA DA VIDA.” 

FLORES CONFECCIONADAS DO MESMO TECIDO, ESTÃO COSTURADAS AO REDOR DA FRASE. NA BASE DE CADA UMA DELAS, EXISTE UMA FITA COM PEDIDOS ESCRITOS:

JUSTIÇA SOCIAL! QUERO QUE O CULPADO APAREÇA! QUERO A MINHA ALEGRIA DE VOLTA! VIVER EM PAZ. SER FELIZ! EM TORNO DA MESA, PRÓXIMAS ÀS PAREDES, ESTÃO SEIS CADEIRAS DIFERENTES: DUAS CADEIRAS ANTIGAS,DE MADEIRA RIPADA, ESTREITA E COM ENCOSTO ALTO. DUAS CADEIRAS ESCOLARES COM FÓRMICA AZUL. UMA CADEIRA DE ESCRITÓRIO DE COURINO PRETO. E UMA CADEIRA ANTIGA, DE MADEIRA COM O ASSENTO CURVO.

ALGUMAS DAS FRASES QUE ESTÃO NO TECIDO.

A BALA QUE MATOU O MEU FILHO FOI PAGA COM O MEU DINHEIRO.MEU CORAÇÃO SANGRA. COMO ME FAZ BEM CADA DIA QUE VENHO PRO MUSEU DO BISPO DE ROSÁRIO. UMA MÃE NÃO PODE MATAR O SEU FILHO, MAS O ESTADO GENOCIDA TEM O AVAL PARA MATAR. EU ESCOLHO FICAR VIVA. PAREM DE MATAR NOSSAS CRIANÇAS. AINDA DÓI. DEVERÍAMOS TODOS SER LOUCOS UNS PELOS OUTROS (LEMA DO MUSEU) AQUI VIVENCIO UMA AÇÃO TRANSFORMADORA NÃO SEI SE SERÁ ARTE, O RESULTADO FINAL. NESSE MOMENTO, ISSO NÃO MAIS ME IMPORTA.NOSSO ENCONTRO QUE ANTES EU CHAMEI DE ARTE É O QUE TENHO VISTO SALVAR. MEU FILHO FOI MORTO POIS NÃO ACEITOU SE CORROMPER AO SISTEMA RACISTA QUE TEMOS. ARRANCARAM UM PEDAÇO DE MIM. O SOL BRILHA DIFERENTE QUANDO CALEBE NASCEU EM MEUS BRAÇOS. NÃO SEREMOS INVISÍVEIS. MULHERES DE FAVELAS NÃO SÃO FÁBRICAS DE MARGINAIS.

Skip to content