OBRA: OBJETOS USADOS NA VÍDEO PERFORMANCE DE VANESSA ALVES
ARTISTA: VANESSA ALVES
TÉCNICA: ACRÍLICA SOBRE TECIDO ESSA OBRA É UMA INSTALAÇÃO LOCALIZADA ATRÁS DA PAREDE DO VÍDEO DA PERFORMANCE DE VANESSA ALVES.
A SAIA QUE FOI USADA PELA ARTISTA ESTÁ EM UM CABIDE E É PENDURADA NO TETO POR QUATRO FIOS DE NYLON. DOIS SAEM DO CABIDE, PRÓXIMO À PARTE DA CINTURA, E DOIS DAS BARRAS LATERAIS DA SAIA, O QUE A MANTÉM LEVEMENTE ABERTA.
ABAIXO DA SAIA HÁ TRÊS BALDES. ELES SÃO DE PLÁSTICO E ESTÃO POSICIONADOS LADO A LADO: UM BALDE VERMELHO ENTRE DOIS AZUIS. PEDAÇOS DE TECIDO ESTÃO DISPOSTOS NAS BORDAS DOS BALDES, METADE PARA DENTRO E OUTRA METADE PARA FORA.
NO CHÃO, EM FRENTE AOS BALDES, MAIS ALGUNS PEDAÇOS DE TECIDO ESPALHADOS.
EM TODOS ELES, DE DENTRO E DE FORA DOS BALDES, HÁ PALAVRAS ESCRITAS À MÃO LIVRE OU STENCIL, COM USO DE CANETA OU PINCEL E TINTA GUACHE.
A SAIA É BRANCA,GODÊ, BEM AMPLA, DE TECIDO SINTÉTICO COM ELASTANO, SOBRE O QUAL EXISTEM PINTURAS COM DESENHOS BASTANTE COLORIDOS, QUE SÓ PODEM SER VISTOS POR COMPLETO,COM A SAIA TOTALMENTE ABERTA.
NA SAIA, DO LADO ESQUERDO, HÁ UMA OBRA DE PATRICIA RUTH: UMA CASINHA AMARELA, VERDE E AZUL, TODA CONTORNADA POR LINHAS PRETAS, QUE MARCAM OS TIJOLINHOS, A PORTA, AS JANELAS E O TELHADO MARROM AVERMELHADO.
À DIREITA DA CASA, HÁ UMA ÁRVORE DE TRONCO PRETO E VERDE, COM FLORES AMARELAS E MIOLOS VERMELHOS. MAIS PARA A DIREITA, UMA EDIFICAÇÃO MARROM E AMARELA COM VÁRIAS JANELAS.OBRA DE LEONARDO LOBÃO.
E NA PARTE CENTRAL, OBRA DE JANE ALMENDRA – , DUAS MULHERES VISTAS DE COSTAS, LADO A LADO, SENTADAS NA BEIRA DO RIO, SE OLHAM. A DA ESQUERDA É VISTA DE PERFIL DIREITO, TEM CABELO PRETO PRESO COM RABO DE CAVALO BAIXO, USA CAMISETA AZUL E SHORT AMARELO, E SEGURA UM PANO VERMELHO. A DIREITA DELA, HÁ UMA BACIA COM VÁRIAS ROUPAS COLORIDAS. A MULHER DA DIREITA É VISTA DE PERFIL ESQUERDO, TEM CABELOS BRANCOS PRESOS COM UM COQUE PARA TRÁS, USA REGATA AMARELA E SHORT AZUL.À DIREITA DELA, TEM UM BALDE CHEIO DE ÁGUA E UMA BACIA REPLETA DE ROUPAS COLORIDAS. MAIS PRÓXIMO À BARRA DA SAIA, ESPALHADAS NO CHÃO ATRÁS DAS COSTAS DAS MULHERES, HÁ FLORES AMARELAS COM MIOLOS VERMELHOS E FOLHAS VERDES.
ABAIXO DA SAIA, DENTRO DOS BALDES AZUIS, HÁ TRÊS TECIDOS PRETOS: NO PRIMEIRO BALDE À ESQUERDA, ESTÃO DOIS TECIDOS, E NO TERCEIRO, À DIREITA, APENAS UM. JÁ NO BALDE VERMELHO, HÁ SOMENTE UM TECIDO ENCARDIDO POR MISTURA DE TINTAS EM UM TOM AMARELADO. SE ABERTOS, OS TECIDOS REVELAM AS SEGUINTES PALAVRAS:
NO PRIMEIRO TECIDO PRETO, DO PRIMEIRO BALDE AZUL, EM LETRAS BRANCAS, “INTOLERÂNCIA E RACISMO”. NO SEGUNDO TECIDO, TAMBÉM PRETO COM LETRAS BRANCAS, “DESIGUALDADE RACIAL E TIRO SABE O ALVO”.
NO TECIDO ENCARDIDO EM TOM AMARELADO, DO BALDE VERMELHO, EM LETRAS PRETAS E FINAS, FEITAS À CANETA: “IGUALDADE E DIVERSIDADE”.
NO TECIDO PRETO DO ÚLTIMO BALDE; COM LETRAS FINAS COR DE ROSA E CONTORNOS BRANCOS: “INTOLERÂNCIA E DESIGUALDADE”.
OS PEDAÇOS DE TECIDOS ESPALHADOS NO CHÃO, À FRENTE DOS BALDES, SÃO DE DIFERENTES FORMATOS E CORES VARIADAS. DO LADO ESQUERDO HÁ UM QUADRADO BRANCO, ESCRITO EM LETRAS VERDES: “AMOR, AFETO E ABRAÇO”. À DIREITA DO QUADRADO BRANCO, ESTÃO TRÊS RETÂNGULOS: O PRIMEIRO É COR-DE-ROSA, E EM LETRAS PRETAS E FINAS ESTÁ ESCRITO: “ESTIGMA E ATAQUE”.
O SEGUNDO É VERDE, E EM LETRAS PRETAS ESTÁ ESCRITO “POLUIÇÃO”, COM VÁRIOS BORRÕES PRETOS ABAIXO DA PALAVRA. E O ÚLTIMO É BRANCO, ESCRITO EM LETRAS AMARELAS: “INCLUSÃO E CUIDADO”. À DIREITA DOS RETÂNGULOS, HÁ UM TECIDO VERDE, EM FORMATO DE CAMISETA REGATA, ESCRITO COM LETRAS BRANCAS: “RESPEITO, EMPATIA, IGUALDADE E INCLUSÃO”.
NA EXTREMIDADE DIREITA, ESTÃO LOCALIZADOS OS DOIS ÚLTIMOS TECIDOS. UM MANCHADO DE VERDE E AMARELO, ESCRITO COM LETRAS BRANCAS: “IGUALDADE DE GÊNERO”.
E O OUTRO, UM ESTREITO RETÂNGULO VERDE , INCLINADO , DE CIMA PARA BAIXO, ESCRITO EM LETRAS BRANCAS: “EMPATIA”.