O Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea apresenta a edição virtual da exposição Utopias: A vida para todos os tempos e glória, que reúne obras de Arthur Bispo do Rosario, Hugo Denizart, Atelier Gaia, Pola Fernandez, Val Souza, Ercília Stanciany, Veridiana Zurita e seu Hernandes. A curadoria, realizada por Diana Kolker e Ricardo Resende, resulta de um processo colaborativo que envolveu artistas, educadores, crianças, profissionais e usuários dos serviços de saúde mental e instituições parceiras. O projeto reverbera a utopia do Museu Bispo do Rosario de ampliar o acesso e a participação pública na produção artística e cultural fora dos eixos convencionais da cidade através de ações que integram arte, saúde e educação.

Para acessar é só clicar na imagem abaixo!

Internado em uma instituição manicomial, Arthur Bispo do Rosário criou um sistema capaz de dar vazão à sua missão espiritual e força poética. Com seu inventário do mundo buscou reunir todos objetos criados pela humanidade a fim de representar a existência na Terra. Esse era o caminho para a materialização do mundo glorioso por ele imaginado, sem miséria, tristeza e doença mental: sua utopia. 

As Utopias são produzidas pela nossa capacidade de imaginar e criar. São  potências de transformação que impulsionam o movimento do mundo e o engendramento de novas estruturas sociais. Nas palavras de Frederico Morais: “nenhuma revolução que vise o desenvolvimento da humanidade pode prescindir da arte. Isto é, do desenvolvimento da imaginação criadora.” A potência da arte como materialização da imaginação utópica se verifica nas obras e projetos desenvolvidos na exposição. 

Além das obras de Arthur Bispo do Rosário, Pola Fernandez, Seu Hernandez, Val Souza e Ercília Stanciany, a mostra também contou com a participação do Atelier Gaia e o projeto ”Não coma o Microfone” de Veridiana Zurita. Envolveu ainda a participação de 32 crianças que integram o projeto Clubinho da Mata, realizado pela Fiocruz Campus da Mata. 

Para a acessar esses projetos da exposição clique aqui

A exposição inaugurada em setembro de 2019 foi contemplada no Edital do Produtor Cultural de 2018 – ISS, com o patrocínio da MULTI RIO OPERACOES PORTUARIAS S/A.

Exposição Virtual por Bernardo Marques

Utopias – A Vida para Todos os Tempos e Glória

Horários: de terça à sexta e últimos sábados de cada mês, das 10h às 17h

Solicitação de visitas mediadas: agendamento@museubispodorosario.com

 As exposições do Museu Bispo do Rosario Arte contemporânea são livres e gratuitas, assim como as mediações oferecidas. As exposições visam aproximar os moradores da Colônia de sua história e apresentar a obra de Arthur Bispo do Rosario em diálogo com outras linguagens artísticas.

 

Abertura 25/09