Em 27 de janeiro, Bispo foi internado novamente no Centro Psiquiátrico Nacional, sendo transferido em 6 de abril para a CJM, onde permaneceu até 1954.
No final da década de 1940, foi criado o primeiro ateliê de pintura para pacientes psiquiátricos de que se tem registro na CJM, a Colmeia de Pintores. Em 1950, realizou-se a exposição Arte Psicopatológica, durante o I Congresso Internacional de Psiquiatria, em Paris, que recebeu trabalhos artísticos produzidos por pacientes psiquiátricos de todo o mundo, incluindo 395 obras da Colmeia de Pintores, da Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Nacional e da Escola Livre de Artes Plásticas do Hospital do Juquery, na cidade de Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo.
Pouco tempo antes, havia sido inaugurada a Primeira exposição de pintura e arte feminina aplicada da Colônia Juliano Moreira. Não há registro de que Bispo tenha sido convidado para a Colmeia de Pintores, certamente porque a sua produção, naquele momento, não foi vista como artística e não se enquadrava nos parâmetros do ateliê, que incentivava fortemente um trabalho mais figurativo, inclinado à cópia e à reprodução.
