Uma nova matéria produzida por David Nasser e Jean Manzon no Hospício Nacional de Alienados foi publicada na revista A cigarra, com o título “Recordações da casa dos loucos”, e trazia novamente Bispo do Rosario como personagem. Desta vez, entre as fotografias, revela-se um homem negro sorridente, sentado junto a uma árvore, vestindo um manto bordado e erguendo uma das mãos na direção do céu. O texto afirma que o paciente se autodenominava Bispo, ignorando que esse era o seu nome de batismo.
Neste mesmo ano ocorreu o fechamento da instituição, que teve suas instalações cedidas à Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com isso, em 23 de março, Bispo foi transferido para o Centro Psiquiátrico Nacional, no bairro de Engenho de Dentro.
| A lista de nomes de funcionários do Centro Psiquiátrico Nacional registrados pelo artista em suas obras é imensa, muitos deles seguidos do texto:
ENGENHO DENTRO RUA DR LEAL HOSPITAL No fardão Lutas e condecorações encontra-se uma medalha que carrega uma estrela de davi e os dizeres: ENGENHO DENTRO Outra medalha traz um brasão de metal e é possível ler: RUA DORTOR LEAL |
