CRONOBIOGRAFIA DE ARTHUR BISPO DO ROSARIO
Flavia Corpas e João Henrique
As informações sobre a vida de Arthur Bispo do Rosario tiveram como fontes as obras do artista, jornais, documentos de arquivos, prontuários e levantamentos realizados anteriormente por outros pesquisadores, especialmente pelo crítico de arte Frederico Morais e pela psicanalista e curadora independente de artes visuais Flavia Corpas.
Para enriquecer esta cronobiografia, constam escritos deixados pelo próprio Bispo, que também constituem testemunhos de sua vida. Muitos deles vieram a público apenas recentemente, durante o processo de catalogação do acervo do mBrac para a publicação do presente Catálogo Raisonné.
Entrelaçada à vida e à obra de Bispo, foram incluídas também informações sobre a produção artística de pacientes da Colônia Juliano Moreira (CJM) – antes chamada Colônia de Psicopatas Homens de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro –, com a finalidade de sugerir a atmosfera em que se expressaram os artistas que viviam ao lado de nosso artista.
Constam ainda nesta cronobiografia, algumas exposições individuais e coletivas relevantes das quais Bispo participou após seu falecimento, bem como livros, pesquisas e projetos igualmente importantes e póstumos. Tal opção se sustenta pela intrínseca relação entre vida e obra desse artista, bem como pela possibilidade de ampliar nossa leitura e compreensão do artista.