Catálogo Raisonné Arthur Bispo do Rosario

Avenida Rosangela Maria

Título: Avenida Rosangela Maria

Número de tombo: MBRAC.ABR.0005 

Designação: estandarte

Tema: vida asilar, inventário

Técnica: costura, revestimento, bordado e escrita

Material: tecido, linha, fio de algodão, madeira, tinta e grafite

Dimensões: 129,00 x 177,00 x 1,00 cm

Descrição

Estandarte constituído por diversos pedaços de lençóis de algodão branco envelhecido costurados e bordados em toda superfície com haste de sustentação em madeira revestida no centro por tecido bordado em ORFA.

Transcrição

[bordado, pintura e grafite]

FRENTE [faixa superior na horizontal] [objetos bordados]

[bordado, pintura e grafite]

Suporte com representação de visão aérea vendo-se duas grandes avenidas com construções nas laterais, sendo uma na metade superior e a outra na metade inferior do suporte.

Na metade superior do suporte: avenida com procissão, e nas laterais, ao longo da avenida, em ambos os lados, construções inseridas em retângulos numerados, sugerindo terrenos delimitados. Na parte de cima da avenida, lado esquerdo, da esquerda para a direita: linha de transmissão, com subdivisões que alimentam as construções. CATAR, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 23; VENEZUELA, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 24; CHIPRE, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 25; GANA, construção com bandeira no telhado, casal à frente e o número 26; IÉMEN, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 27; INDIA construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 28; GABAO, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 29; MOSTEIRO com duas construções, uma delas, uma capela, e um padre; VATICANO com construção, uma capela e a representação da Praça do Vaticano com a bandeira e a Igreja, seis cardeais representados por faixa vermelha na cintura. No centro da Praça dois cardeais e o Papa.

No centro da avenida: AVENIDA SIRENIO DE JESUS com procissão. Grupo de S. JORGE escrito numa faixa segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco atrás, andor com a imagem de São Jorge e o dragão, sendo carregado nos ombros por quatro homens, e quatro homens no entorno, e mais pessoas. Grupo de S. JOSE escrito numa faixa segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco atrás, andor com imagem do santo sendo carregado nos ombros por quatro homens, e quatro homens no entorno, e mais pessoas. Grupo de S. JOAO BATISTA escrito numa faixa segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco atrás, andor com imagem do santo sendo carregado nos ombros por quatro homens; sete homens no entorno, destacando-se dois padres e mais pessoas. Grupo de SANTA MARIA MAE escrito dentro de uma bandeira em forma de coração carregada por um homem, andor com a imagem cercada por sete padres. Alinhamento de dezesseis mulheres e outras pessoas no entorno. Grupo de S. PEDRO escrito numa faixa segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco atrás, andor com imagem do santo sendo carregado nos ombros por quatro homens; e quatro homens no entorno, destacando-se dois padres. No final da avenida alinhamento de seis padres na parte superior e de seis mulheres na parte inferior e um homem segurando um bastão.

Na parte de baixo da avenida, lado direito, da esquerda para a direita: representação de nove construções inseridas em retângulos numerados sugerindo terrenos delimitados justapostos em toda a largura do suporte. A identificação dos países está bordado no limite da avenida. PARAGUAI construção com bandeira fincada no chão, com casal à frente e o número 31; SOMALIA construção com bandeira fincada no chão com casal à frente e o número 32; TCHAD construção com bandeira no telhado com casal à frente e o número 33; ARGENTINA construção com bandeira no telhado com casal à frente e o número 34, além de uma guarita com escada e guarda; MALAWI construção com bandeira fincada no chão com casal à frente e o número 35, além de uma guarita com escada e guarda; URUGAI construção com bandeira no telhado com casal à frente e o número 36, além de uma guarita com escada e guarda; UGANDA construção com bandeira no telhado com casal à frente e o número 37, além de uma guarita com escada e guarda; LUXEMBURGO construção com bandeira no telhado com casal à frente e o número 38, além de uma guarita com escada [esboço à grafite] e guarda bordado; GUINE construção com bandeira no telhado com casal à frente e o número 39.

Numa nova faixa, continuação da procissão até a metade da extensão. Grupo de 10 pessoas, faixa de SANTA DE FATIM escrito na faixa e segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco a frente, andor com imagem da santa sendo carregado nos ombros por quatro homens, com quatro homens no entorno, e mais oito pessoas sendo dois padres. Grupo de seis pessoas, faixa de S. BENEDITO escrito na faixa e segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco a frente, andor com imagem do santo sendo carregado nos ombros por quatro homens, e quatro homens no entorno, e mais duas pessoas e quatro padres. Grupo de SANTA TEREZINHA escrito na faixa e segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco a frente, andor com imagem da santa sendo carregado nos ombros por quatro homens, e quatro homens no entorno, e mais uma pessoa e quatro padres.

FRENTE [faixa inferior na horizontal] [objetos bordados]

Na metade inferior do suporte: avenida com o mesmo partido.

Avenida com procissão no final, e nas laterais, ao longo dela, em ambos os lados, construções inseridas em retângulos numerados, sugerindo terrenos delimitados.

Linha de transmissão, atravessando a avenida, alimentando as construções de ambos os lados. ETIÓPIA construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 40; UCRÁNIA construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 41; MEXICO construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 42; KUWEUT construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 43; ARGELIA construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 44; REPUBLICA AFRICA SUL construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 45; < ESPANHA construção com bandeira no telhado com casal à frente e o número 46, além de uma guarita; RODESIA construção com bandeira no telhado com casal à frente e o número 47; CAMERUM > REPUBLICA construção com bandeira no telhado com casal à frente e o número 48.

Escrito a tinta na avenida AVENIDA ROSANGELA MARIA     

No final, grupo de 10 pessoas, faixa de SANTA CATARINA escrito na faixa e segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco atrás, andor com imagem da santa sendo carregado nos ombros por quatro homens, com quatro homens no entorno, e mais dez pessoas sendo quatro padres.

Na parte de baixo da avenida, lado direito, da esquerda para a direita: representação de dez construções inseridas em retângulos numerados sugerindo terrenos delimitados justapostos em toda a largura do suporte. A identificação dos países está bordado no limite da avenida. BRUNEI construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e vaso de flores e o número 49; BULGARIA construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 50; AFGANISTÃO construção com bandeira fincada no telhado com antena de televisão, com casal à frente e o número 51; ADEM construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 52; SAMOA construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 53; MONGOLIA construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 54; NIGER construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 55; ALBÁNIA construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 56; QUÉNIA construção com bandeira fincada no telhado, com casal à frente e o número 57; IRÁ construção com bandeira fincada no telhado com antena de televisão, com casal à frente e o número 58.

Numa nova faixa, continuação da procissão cobrindo toda a extensão. Grupo de SANTA DA PENHA escrito na faixa e segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco a frente, andor com imagem da santa sendo carregado nos ombros por quatro homens, e quatro homens no entorno, e mais sete pessoa sendo três padres. Grupo de S. CRISTOVO escrito na faixa e segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco a frente, andor com imagem do santo sendo carregado nos ombros por quatro homens, e quatro homens no entorno, e mais dezesseis pessoa sendo seis padres. Grupo de S. escrito na faixa e segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco a frente, andor com imagem de santo sendo carregado nos ombros por quatro homens, e mais duas pessoas no entorno. Grupo de SANTA escrito na faixa e segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco a frente, andor com imagem de santa sendo carregado nos ombros por quatro homens, e mais seis pessoas no entorno. Grupo de S. escrito na faixa e segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco a frente, andor com imagem de santo sendo carregado nos ombros por quatro homens, e mais duas pessoas no entorno. Grupo de S. escrito na faixa e segurada nas extremidades por duas pessoas. Um pouco a frente, andor com imagem de santo sendo carregado nos ombros por quatro homens, e mais duas pessoas no entorno. Grupo de SANTA escrito na faixa e segurada nas extremidades por uma pessoa. Um pouco a frente, andor com imagem de santa sendo carregado nos ombros por quatro homens, e mais seis pessoas no entorno, sendo quatro mulheres. Grupo de S. escrito na faixa e segurada nas extremidades por uma pessoa. Um pouco a frente, andor com imagem de santo sendo carregado nos ombros por quatro homens.

VERSO [faixa superior na horizontal] [objetos bordados]

Suporte com representação de visão aérea vendo-se construções na margem superior e abaixo a projeção de um bairro cortado por trilhos sugerindo ser Aracajú.

Na margem superior do suporte, da esquerda para a direita, representação de nove construções inseridas em retângulos numerados sugerindo terrenos delimitados justapostos em toda a largura do suporte: ARAB . SAUDITA, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 59; MASCOTE . OMAN, construção com bandeira no telhado, com casal à frente de guarda-chuvas abertos e o número 60; ZAMBIA, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 61; ROMÉNIA, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 62;  CAMBOJA, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 63; MALGAXE < REPUBLIC, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 64; CEILÃO, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 65; BARÉM, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 66; ALEMANHA OCIDENTAL, construção com bandeira no telhado, com casal à frente e o número 67.

A partir daqui, à esquerda dois bondes puxados por animais, representação de estação de estrada de ferro, com trilhos, sinalizadores e linha de transmissão atravessando o suporte no sentido vertical. No canto inferior esquerdo do suporte, representação de três bondes elétricos, estando um deles sobre o pontilhão com arcos, três projeções de quarteirão, vendo-se ainda homem com chicote na mão atrás de três animais enfileirados. Mais para a direita na parte superior, representação de quarteirões com projeção de casas.

Na metade inferior direita, ARACAJU OFICINAS DE LOCOMOTI e representação de maria fumaça com 7 pessoas puxando um vagão com 9 pessoas. Outro trem puxando cinco vagões e plataformas. Um parece transportar madeira, dois são fechados e dois com animais, na plataforma um veículo com quatro janelas.

Exposições

ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE. Registros de minha passagem pela Terra. Rio de Janeiro, 18 out. 1989. (individual)

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Registros de minha passagem pela Terra. São Paulo, 08 mar. 1990. (individual)

MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL. Registros de minha passagem pela Terra. Porto Alegre, 16 jun. 1990. (individual)

MUSEU DE ARTE DE BELO HORIZONTE. Registros de minha passagem pela Terra. Belo Horizonte, jul. 1990. (individual)

CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA. Registros de minha passagem pela Terra. Curitiba, 12 set. 1990. (individual)

KULTURHUSET. Arthur Bispo do Rosário. Estocolmo, Suécia, 20 abr. 1991. (individual)

MUSEU JEU DE PAUME. Arthur Bispo do Rosário. Paris, 08 jul. 2003. (individual)

30ª BIENAL DE SÃO PAULO. 30ª Bienal de São Paulo. São Paulo, set. 2012.  (coletiva)

BIBLIOGRAFIA

FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. 30ª Bienal de São Paulo: a iminência das poéticas: catálogo. São Paulo, 2012.  (coletiva)

HALLE SAINT PIERRE. Art Brut Brésilien Arthur Bispo do Rosário: catálogo. Paris, 2005. (individual)

 

KULTUHUSET. Viva Brasil Viva: Konst fran Brasilien: catálogo. Estocolmo, 1991. (coletiva)

LÁZARO, W. (org.) Arthur Bispo do Rosário: Século XX. Rio de Janeiro: Museu Bispo do Rosario, 2006.

LÁZARO, W. (org.). Arthur Bispo do Rosário: século XX. Rio de Janeiro: Editora Réptil, 2012.

MORAIS, F.; CORPAS, F. (org.). Arthur Bispo do Rosário: arte além da loucura. Rio de Janeiro: Livre Galeria e Nau Editora, 2013.

TÉLLEZ, J. Arthur Bispo do Rosário, Atlas. Cidade do México: Alias Editorial, 2025.