Catálogo Raisonné Arthur Bispo do Rosario

  • Livro de batismo de Arthur Bispo do Rosario

Em 5 de outubro de 1909, registrou-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, no município de Japaratuba, em Sergipe, o batismo de Arthur, com três meses de idade, filho de Claudino Bispo do Rosario e Blandina Francisca de Jesus. No registro de identificação da Marinha de Guerra do Brasil, datado de 1929, consta que seu nascimento ocorreu em 14 de maio de 1909, em Minas Gerais, sendo seus pais Adriano Bispo do Rosario e Blandina Francisca de Jesus, mesma filiação que aparece em sua ficha de empregado da Rio de Janeiro Tramway, Light & Power Company. No entanto, nessa última, consta que nasceu em 16 de março de 1911, em Sergipe.

Pouco se sabe ao certo sobre a infância e início da adolescência de Bispo do Rosario. Contudo, por meio da entrevista realizada em 1990 pelo crítico Frederico Morais com Miguel Almeida de Paula, auxiliar de enfermagem da Colônia Juliano Moreira, algumas possibilidades se abrem. Segundo essa fonte, Bispo do Rosario dizia ser baiano, ter pais de criação, um casal de fazendeiros de cacau, proprietários de várias fazendas. Uma delas, na divisa da Bahia com Sergipe, seria o local onde o artista teria vivido e recebido instrução¹. De Paula, além de trabalhar no núcleo onde Bispo do Rosario ficou internado, era uma pessoa próxima ao artista nos anos 1950, e em sua casa o artista deixava guardados seus objetos quando se ausentava da Colônia.

 

Em todos os documentos de registro em que aparece seu nome completo, o último sobrenome é escrito sem acento, “Rosario”, devendo ser considerada essa a grafia correta².

O nome Adriano Bispo do Rosario aparece bordado em uma das faces do estandarte Dicionário de nomes letra A I

ADRIANO BISPO DO ROSARIO – CARPINTEIRO

O nome da mãe aparece escrito em uma das fichas de papelão da obra Urna de papelão 2B, e, a partir dele, o artista cria variações: 

BLANDINA – NUNES

BLANDINA – MARIA OSVALDO

BLANDINA – MARIA DE JESUS

BLANDINA – MARGUES

O registro de sua cidade natal aparece em diversas obras, bordados e escritos, onde se lê: 

MISSÃO JAPARATUBA MUNICÍPIO SERGIPE

O nome de Miguel de Paula consta na obra Vitrine-fichário XXIV

MIGUEL DE PAULA DE [apagado] JESUS [apagado]  ATENDENTE  NUCLO ULISSE VIANA JACAREPAGUÁ VER

 

¹ Importante lembrar que Sergipe foi emancipada da Bahia em 1820, por decreto de Dom João VI e que a divisa entre os dois estados, ainda em 2017, era alvo de debates.

² Cf. Corpas, F. Arthur Bispo do Rosario: do claustro infinito à instalação de um nome. Tese de Doutorado. Quando se assumiu isso?

 

Voltar à Cronobiografia