Toda pessoa física que faça declaração completa do IR ou pessoa jurídica que seja tributada com base no lucro real pode doar parte de seu imposto de renda para os projetos do Museu Bispo do Rosario aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura utilizando parte de seu imposto de renda. Saiba como:

Pessoa Física:

Optantes pela declaração modelo completo podem disponibilizar 6% do seu imposto de renda a um projeto cultural e obter dedução total desse valor através do artigo 18 ou dedução parcial pelo artigo 26 da Lei de Incentivo à Cultura.

Caso possua impostos a pagar, o incentivo à cultura reduz esse valor e aumenta a restituição a ser recebida  em  abril do ano seguinte. Faça aqui a simulação do IRPF aqui!

Pessoa Jurídica:

As empresas que possuem estimativa de impostos a serem pagos, podem disponibilizar 4% do lucro operacional a um projeto cultural e obter dedução total desse valor através do artigo 18 ou dedução parcial pelo artigo 26 da Lei de Incentivo à Cultura. Há duas opções de contribuição: patrocínio ou doação. Caso a empresa opte pela doação, não há divulgação da marca no projeto incentivado.

Os projetos aprovados na Lei de Incentivo à Cultura podem ser acompanhados integralmente através do SALIC WEB, sistema unificado para apresentação de propostas e supervisão de projetos culturais em andamento. A plataforma tem como objetivo garantir a transparência da Lei de Incentivo à Cultura e pode ser acessada por todos os cidadãos.

Exemplo PJ:

Imposto de Renda Com Doação (R$) Sem Doação (R$)
Imposto Devido 10.000 10.000
Imposto Retido na Fonte 8.000 8.000
Resultado antes da Doação 2.000 (a pagar) 2.000 (a pagar)
Doação de até 4% do Imposto Devido 400
Resultado após Doação 1.600 (a pagar) 2.000 (a pagar)

Passo a passo:

  1. O patrocinador deposita o valor desejado na conta bancaria do projeto até o último dia útil do ano corrente (27/12/2020).
  2. O Museu Bispo do Rosario envia ao patrocinador um recibo de patrocínio que servirá como comprovante de renúncia fiscal.
  3. O ressarcimento do patrocínio feito virá no ano seguinte, na forma de abatimento do valor do imposto de renda a ser pago.

Contrapartidas

Para além da renúncia fiscal, o incentivo à cultura oferece contrapartidas aos investidores:

  • Inserção da logomarca do patrocinador em nosso site, redes sociais e em todas as peças gráficas relacionadas ao projeto incentivado;
  • Visitas guiadas a todos os espaços do museu e ao território da Colônia;
  • Visibilidade nas peças de comunicação, press-releases e catálogos da instituição.

Para mais informações e esclarecimentos de suas dúvidas, entre em contato através do email brass@museubispodorosario.com