Acervo

O Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea tem entre os seus principais desafios a preservação e conservação de seu acervo, composto por mais de 1500 objetos, com diferentes características e naturezas. A parcela mais relevante da sua coleção é reconhecidamente a produção do artista Arthur Bispo do Rosario, acervo de relevância e circulação nacional e internacional.

O inventariado é tombado pelo INEPAC, na década de 1990 e pelo IPHAN em 2018, a coleção de Arthur Bispo do Rosario é hoje parte integrante do patrimônio artístico e cultural brasileiro.

O acervo também é composto por obras que foram produzidas por pacientes nos ateliês de arteterapia da Colônia Juliano Moreira, entre os anos de 1950 e 1980, além dos trabalhos dos artistas vinculados ao Ateliê Gaia, desde a década de 1990.

Grande Veleiro Grande Veleiro

Projeto Inventário do Mundo

Em 2017 o mBrac deu início ao Projeto Inventário do Mundo, que envolve a catalogação, o inventário, a higienização da obra de Arthur Bispo do Rosario, através da pesquisa, organização e outras ações de salvaguarda do acervo, realizadas pela equipe do Museu em colaboração com outros especialistas, lançando mão de serviços e logísticas especiais para o tratamento do acervo.

Além da organização do acervo, o Projeto Inventário do Mundo deixará como legado a edição do Catálogo Raisonné de Arthur Bispo do Rosario, publicação referência para consulta e controle público da obra do artista.

Projeto Inventário do Mundo
Projeto Inventário do Mundo
Projeto Inventário do Mundo
Skip to content