Casa B

A Casa B é uma iniciativa do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea de construção de um programa de moradia de artistas e pesquisadores visitantes na antiga Colônia Juliano Moreira, com a intenção de promover oportunidades de troca e encontro com o outro através da criação de espaços de convivência .

Casa B residência artística

A Casa B – Residência Artística é um programa de domicílio de artistas visitantes no qual os participantes são acolhidos no Pólo Experimental de Convivência, Educação e Cultura, para o desenvolvimento de pesquisas poéticas através do diálogo com a comunidade e com outros programas desenvolvidos pelo mBRAC.

A residência surge pela vocação artístico-cultural da Colônia que registrou na sua história a passagem de importantes artistas como Arthur Bispo do Rosário, Ernesto Nazareth, Stela do Patrocínio, entre outros anônimos que nunca foram conhecidos ou nunca deflagraram o seu processo de criação.

Pensando em estimular essa vocação artística e estabelecer uma via de diálogo entre o trabalho artístico produzido pelos participantes dos programas do Polo e artistas contemporâneos, a Casa B – Residência Artística estimula  e acolhe a participação de artistas que tenham interesse vivenciar essa imersão. 

Casa B residência em pesquisa

Em consonância com a missão do mBrac de consolidar-se como centro de estudo de referência na interseção entre arte e saúde e compreendendo sua relevância como instrumento de formação, o programa Casa B – Residência de Pesquisa acolhe pesquisadores de diversos campos, interessados na convergência entre a arte contemporânea, educação e a saúde mental.