Ações Educativas

Ações Educativas

Ação Educativa do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea propõe um diálogo com o público através de encontros criativos, mediações nas exposições, oferecendo a possibilidade de conhecimento do acervo de Arthur Bispo do Rosário e de importantes artistas do cenário da arte contemporânea. O programa promove ações continuadas envolvendo a comunidade da Colônia como contexto de atuação. Tem como principal objetivo ampliar a formação de público e trazer para reflexão o lugar de recepção e encontro com a arte, promovendo projetos em parceria com escolas da rede pública e privada, educadores, agentes de saúde e famílias.

Além de mediar as visitações às exposições e à Colônia, o
Programa de Ação Educativa produz os Encontros de Educadores com o intuito de estabelecer um diálogo aberto com professores e educadores operantes nos sistemas formal e não-formal de educação.

Visitas às exposições

O programa de visita às exposições proporciona a interação e a integração do público com o ambiente do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea.. Elas acolhem grupos escolares e não-escolares, interessados na experiência com a arte, assim como grupos de acadêmicos e profissionais de saúde, interessados em conhecer a experiência do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea como ferramenta de inclusão, prática de cuidado e promoção da convivência.  As visitas mediadas, realizadas com agendamento prévio, em horários pré-estabelecidos, são participativas, buscam acolher as particularidades dos visitantes em suas pluralidades, além de oferecer um espaço de convívio, afeto e pensamento.

Agendamento: agendamento@museubispodorosario.com

Circuito Cultural Colônia

O programa propõe aos visitantes uma caminhada cultural afim de explorar o território no entorno do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Através de percursos criativos, as caminhadas convidam à descoberta do patrimônio histórico, arquitetônico e natural da Colônia Juliano Moreira.

Agendamento: agendamento@museubispodorosario.com

Programas de Formação

Programas voltados para estudantes de ensino médio e universitários, professores, educadores de museus, profissionais e usuários dos serviços de saúde mental, assim como moradores da Zona Oeste do Rio que tenham interesse em  articulam os campos da arte, saúde e educação  para aprofundar suas práticas e desenvolver  novas ferramentas  e metodologias  de atuação social.

Programa de Ações Continuadas

Através de ações especiais e continuadas junto a professores, educadores e estudantes, este programa visa articular experiência e aprendizagem coletiva, para ampliar as práticas pedagógicas da arte através do desenvolvimento de projetos que produzem relações de pertencimento e produção de novos sentidos entre a escola, a comunidade escolar e o museu.

Encontros de Educação

Os Encontros de Educação são destinados ao público interessado em aprofundar as relações que se estabelecem nos ambientes educativos, formais e não formais. Por meio de conversas e dinâmicas, os encontros objetivam aproximar educadores, a arte contemporânea e a obra de Arthur Bispo do Rosário, como também ao processo criativo, a história da arte e loucura, e os demais desafios e possibilidades de diálogo e transformação em sociedade.