Integração Psicossocial

– Programa de Geração de Renda

As oficinas de geração de renda funcionam articuladas, integradas e em diálogo com o programa de exposições, dando suporte aos eventos e criando produtos. Estabelecendo assim uma rede de sustentabilidade baseada na economia solidária. A geração de trabalho e renda comporta a elaboração de produtos, a venda e a prestação de serviços, à partir das oficinas de mosaico, costura, bordado e culinária.

O Programa de Geração de Renda produz para dois estabelecimentos que são parte do Museu: O Bistrô do Bispo e a Loja B.

No restaurante Bistrô do Bispo, o cardápio é elaborado com elementos típicos da culinária brasileira, fruto de uma mistura de ingredientes e receitas europeias, indígenas e africanas, com destaque para culinária local (zona oeste da cidade do Rio de Janeiro).

Também dentro da lógica da economia solidária o Museu criou a Loja B, um estabelecimento de souvenirs e café que disponibiliza os produtos criados nas oficinas, visando fortalecer os laços com os produtores locais e produzir belas peças os visitantes.

– Bloco de Carnaval Império Colonial, bloco que reúne os diversos serviços de saúde mental da colônia e a comunidade vizinha ao Museu. Realização de um projeto de integração entre os serviços de saúde mental, Museu e comunidade moradora do bairro Colônia, através da música. Construção do diálogo base das influências Africanas da estética da composição das matrizes da MPB Contemporânea. Abordagem dentro das matrizes de samba, jongo e maculelê para construção de composições de rap, hip hop, funk e samba enredo. Foi lançado em parceria com a Rádio o concurso para a arte da camisa do Bloco, na última Assembleia do Polo.

– Cursos Livres

Cursos abertos à comunidade, como espaço integrado de convivência e aprendizagem, com viés artístico e cultural, voltado para diferentes faixas etárias, que estimulem a criação e possibilitem novas inserções sociais. As oficinas tem o objetivo de oferecer um espaço de  criação, aprendizagem, convivência e cuidado. A grade contempla os cursos de musicalização (instrumentos de corda e práticas vocais), práticas corporais (aulas de dança e alongamento) e oficina de audiovisual.

  • Musicalização 
  • Práticas Corporais
  • Curso Livre de Audiovisual
  • Curso Livre de Bonecos

Follow Me!